Cumplicidades

Há palavras que nos beijam, Como se tivessem boca. Palavras de amor, de esperança. De imenso amor, de esperança louca...

domingo, outubro 03, 2004

David Mourão-Ferreira

A vestir-te
o corpo
nu

Ou a sede
que é minha

ou a sede
que és tu


Penélope

mais do que um sonho: comoção!
sinto-me tonto, enternecido,
quando, de noite, as minhas mãos
são o teu único vestido.

e recompões com essa veste,
que eu, sem saber, tinha tecido,
todo o pudor que desfizeste
como uma teia sem sentido;
todo o pudor que desfizeste
a meu pedido.

mas nesse manto que desfias,
e que depois voltas a pôr,
eu reconheço os melhores dias
do nosso amor.



Escultura de Francisco Simões


Elegia em verde e branco

Branca só a espuma que rodeia
as tuas formas verdes, alongadas.
(O resto são basílicas e casas,
sem nervo edificadas pela areia...)

Ao sol do meio dia desfizeste
o sortilégio verde do teu corpo.
Abandonaste as águas e trouxeste
a brancura da espuma no teu rosto.

Agora já também se torna branco,
ardente e branco, o nítido horizonte.
Em verde e branco meu desejo irrompe
e descobre uma fonte no teu flanco.

À hora do sol-posto abandonaste
o sortilégio verde do meu corpo,
desfizeste o encanto e projectaste
a brancura da lua no meu rosto.


Das sílabas a espátula
começa pouco a pouco

a modelar-te em alma
o que era apenas corpo

De sílabas a estátua
De lãminas o sopro

O que era apenas alma
volve-se agora corpo






50 Comments:

Blogger ruiluis said...

"...quando, de noite, as minhas mãos
são o teu único vestido."
"sede
que és tu""O que era apenas alma
volve-se agora corpo"...frases que enchem o meu vazio de coragem e ao saborear as palavras, em todas as letras que as compõem, sinto me no primeiro voo da fénix...depois das cinzas que fui...fuuuuuuuu (um sopro!)

7:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Veste o corpo amor, mas deixa a tua alma nua para mim... Um beijo Maria, e espero que tenhas tido um excelente fim de semana =)

DL- Eu sei lá
http://euseila.blogs.sapo.pt

8:06 da tarde  
Blogger metafora said...

Penélope que aguarda Ulisses, desfiando o manto e enganando os pretendentes...

Mourão-Ferreira... é sempre um prazer relê-lo!

8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais um lindo jogo de palavras que só tu sabes fazer! jokas
Rato

9:03 da tarde  
Blogger pipetobacco said...

{ ... estar imerso em alto bordo, pedaços de mim por ti escritos © pipetobacco ... }

9:12 da tarde  
Blogger pipetobacco said...

{ ... jogo de palavras nestas ensaiadas de mel que bebo pra’adoçar este meu fel © o5elemento ... }

9:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os poemas lindos sobre a nudez do corpo, que mostra a nudez do amor entre dois corpos, que são um só:) beijos* wind

9:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O lirismo viril de David Mourão Ferreira...Sabe tão bem encontrar as suas palavras por aqui...um beijinho :-)
Dora www.atrasdaporta.blogs.sapo.pt

9:28 da tarde  
Blogger polittikus said...

A subtileza do nu em palavras soltas... Gostei.

9:42 da tarde  
Blogger lique said...

Penélope espera por Ulisses tecendo e desfazendo de noite o que tece de dia. Um amor de dedicação total, esperando para além do tempo possível. Belas palavras tuas sobre a doação do corpo e um peazer renovado na releitura de David Mourão-Ferreira. Beijinhos, Maria. Uma boa noite de domingo.

9:52 da tarde  
Blogger Ivo Jeremias said...

"quando, de noite, as minhas mãos
são o teu único vestido."

Li este post há algumas horas atrás... e lembrei-me delas quando, já deitado, tinha minha amada a meus braços... e meio atordoado, encontrei-me observado todos os seus traços... Olympus! Qual Aphrodite... ali estava a meu lado, o mais belo ser, tão terna e pura.... e eu sem conseguir adormecer. Cair num sonho para quê? Quando o real é mais belo que qualquer projecção destorcida e utópica que minha mente possa ter...

Vou voltar para meu leito, e para junto do meu Amor... Obrigado :***

2:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vem a mim...

http://analfabetosexual.blogs.sapo.pt/

3:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E olho para ti Maria... invento-te... de olhos fechados, em beijos molhados, nos braços da quimera entrelaçados... sentada no colo da sensualidade, em suspiros da nudez que se aproxima! Gostei imenso do que li. Beijo pra ti.

In Loko

7:22 da manhã  
Blogger zakina limioska said...

Gostei muito do pequeno poema de David Mourão Ferreira :) uma boa semana para ti

2:22 da tarde  
Blogger frog said...

Olá!
"Há palavras que nos beijam, como se tivessem boca"... e há palavras sussurradas que parecem beijos.
Como é bom voltar a "ver-te".

Beijos e palavras

4:10 da tarde  
Blogger frog said...

Olá!...
"Há palavras que nos beijam, como se tivessem boca"...
e há palavras sussurradas que parecem beijos.
Como é bom voltar a "ver-te"

Beijos e palavras

4:13 da tarde  
Blogger justanothernickname said...

maria .......try one in english sometime

4:18 da tarde  
Blogger Tim Bora said...

Fusão de formas de arte para retratar o que é em si mesmo uma arte, a mais bela, a que a natureza deu forma. Desejo-te uma boa semana.

6:01 da tarde  
Blogger Bruno said...

Aiiiiiiiii nem sei o que te dizer... Os teus artigos são tão dificeis de comentar Maria! Sério! Tens uma arte de escrita demasiado boa! Muito boa mesmo! Eu tento dizer qq coisa mas olha.. Não consigo! =( ;) Bom feriado! Beijo grande

8:39 da tarde  
Blogger sandra said...

Minah querida amiga...realmente tinhas razao em relaçao ao poema é muito bonito de facto...
Beijinhos

9:56 da tarde  
Blogger JPD said...

O David Mourão Ferreira é incontornável.
Exaltou de tal forma a mulher como o simbolo perfeito da sedução que tão cedo será muito dificil ir mais além...claro que as nossas experiencias valem imenso...mesmo sem os adornos estéticos que eram, afinal, a enorme prerrogativa do David.

11:31 da tarde  
Blogger Å®t_Øf_£övë said...

Muito bonito.Sem mais palavras....
Beijo.

1:04 da manhã  
Blogger CAP said...

Tenho esse livro do Mourão-Ferreira e as esculturas só o enriquecem ainda mais.
Uma boa semana Maria.
Beijos.

2:54 da manhã  
Blogger Dream said...

Gosto muito de ler e fotografar o nu. Parabéns.

11:16 da manhã  
Blogger Palavras de Algodão said...

Vim aqui, hoje!
Venho sempre, minha Amiga que tão bem sabe escolher as palavras!
Um beijo e um bom resto de semana.
Deixo-te um bocadinho de um poema de que me lembrei, enquanto (te) lia :)
"
Hoje...
Vou ser tua noite!
O dia é já passado.
Faz parte duma outra história
Que te contarei talvez,
Num tempo em que serei memória.
Mas hoje vou anoitecer em ti,
Devagar...

Fazer-te-ei levantar o céu...
...meu véu...
Teus olhos, constelação,
Tão real como o coração
Onde vou por teu sonho...
E não vais ver-me,
Vais ter-me...
Enquanto me desvendo,
Me dispo da luz que me cobre,
Te compreendo.
[...]
"

7:52 da tarde  
Blogger Emilio de Sousa said...

Cheguei de um fim se semana comprido e deparo-me com um aspecto pouco comum neste canto e que também muito aprecio. O erotismo leve tempera o amor lírico como uma pequena pitada de sal um prato saboroso. Ambos realçam o paladar da iguaria. Um beijo.

8:44 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Rui Luis: Fico feliz por saber a renascer... Que esta nova fase que te addivinho seja cheia de sorrisos! Muitos beijinhos

2:30 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

DL: Que essa alma se dispa totalmente e se encha de ti.. Muitos beijinhos

2:32 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Metafora: A espera do amor, nas palavras magnificas de David Mourão-ferreira! Beijinhos

2:34 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Rato: Eu não, o David Mourão-Ferreira! Beijinhos

2:35 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Pipetobacco: Pedaços de ti, por mim sentidos....

2:38 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

o5elemento: Em ti não é fel que sinto...

2:39 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Querida Wind: O amor nu, que se revela nos corpos...

2:40 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Dora: É muito bom encontrar-te aqui... Beijinhos

2:41 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Polittikus, palavras nuas que se sentem...

2:44 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Querida Lique: Um amor que se viveu na espera.. um amor profundo! Beijinhos

2:46 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Ivo Jeremias: Esse é um sonho tornado realidade, não imagino melhor! Fico feliz por saber que o vives, sim, volta para o teu amor... Muitos beijinhos

2:48 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Analfabeto: Com toda a certeza irá, desejo que vá.. Abraço

2:50 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

In Loko, amigo: Lindissimas as palavras que me deixas, obrigada! Muitos beijinhos

2:51 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

In-quietude: Obrigada, desejo de uma semna muito feliz, para ti também... Beijinhos

2:54 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Albino amigo: É muito bom ter-te de volta também... Beijinhos

2:56 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Tim Bora: Sem duvida! Beijinhos, tem uma excelente semana!

2:57 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Bruno amigo: Quem me dera escrever assim, estas palavras são todas do David Mourão-Ferreira! Beijinhos

3:00 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Sandra um beijinho enorme para ti, minha doce menina!

3:01 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

JPD: Não posso concordar mais contigo! Um Abraço!

3:02 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Art Of Love: Muito obrigada, desejo de uma excelente semana!

3:03 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Cap: Este livro é para mim uma preciosidade, não só pela poesia e escultura que adoro, mas porque me foi oferecido por alguém que amo muito! Por isso o valor é incalculavel! Beijinhos

3:05 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Querida e Doce Cris: És linda sabias? Sim, já te o tinha dito, e tenho vontade de te o dizer sempre que te leio, sempre que te falo! Porque realmente o és! As tuas palavras são isso mesmo o reflexo dessa tua alma imensa e linda... Obrigada minha querida, por todas aquelas que me deixas! Muitos beijinhos para ti e para o Xande!

3:08 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Dream, partilho do teu gosto pelo nu, gosto essencialmente de o pintar, o nu feminino! Beijinhos

3:09 da tarde  
Blogger Maria Branco said...

Emilio: Um beijinho enorme, desejo de uma excelente semana!

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

actualizações de weblogs portugueses