Cumplicidades

Há palavras que nos beijam, Como se tivessem boca. Palavras de amor, de esperança. De imenso amor, de esperança louca...

sexta-feira, outubro 22, 2004

Como... ?

"Amou-me como se ama a luz querida,
Como se ama o silêncio, os sons, os céus,
Qual se amam cores e perfume e vida,
Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!"



Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá na extrema do horizonte assoma;

Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite na mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vaivém a nau flutua,

Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;

Como se ama o crepúsculo da aurora,
A mansa viração que o bosque ondeia,
O sussurro da fonte que serpenteia,
Uma imagem risonha e sedutora;

Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncio, e cores, e perfume, e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus:

Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábios meus, — mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. — Por tudo quanto sofro,
Por quanto já sofri, por quanto ainda
Me resta de sofrer, por tudo eu te amo.
O que espero, cobiço, almejo, ou temo
De ti, só de ti pende: oh! nunca saibas
Com quanto amor eu te amo, e de que fonte
Tão terna, quanto amarga o vou nutrindo!
Esta oculta paixão, que mal suspeitas,
Que não vês, não supões, nem te eu revelo,
Só pode no silêncio achar consolo,
Na dor aumento, intérprete nas lágrimas.

Gonçalves Dias



Sinto-te respirar em cada palavra deste poema...


40 Comments:

Blogger ruiluis said...

vive, ama, resiste, vence !

7:43 da tarde  
Blogger Alice said...

O silêncio foi sempre dos amantes a mais viva eloquência; E bem pouco amamos quando o podemos explicar...
Bom fim de semana Maria

8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite Maria, aqui ainda é boa tarde, rsrs. Este poema é belíssimo e ninguém fica imune ao lê-lo, eu fico arrepiada. Linda, desejo um bom fds.
Beijinhos e tudo de bom.
anne

8:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh, também eu respiro cada palavra deste poema, melhor dizendo, suspiro. Se conheces o meu blog, sabes porque digo isto. Lindissimo. É sempre um prazer vir aqui "cumplicitar" contigo :)*
Yurei-san

8:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perante tal poema só escrevo: belo! Mais estragaria:) beijos:)* wind

9:34 da tarde  
Blogger amita said...

Maravilhoso! E não tenho mais palavras, fiquei na onda do poema. Bjinhos amiga

10:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

encontrar o amor em cada palavra escrita por ti

10:48 da tarde  
Blogger JPD said...

Admirável poema.
Fosse o amor assim, tão intenso e perene!
Bjs

11:00 da tarde  
Blogger frog said...

Querida Maria, de cada vez que te leio me surpreendes! Sorvo cada palavra com sabores de paixão, ouvindo o teu silêncio nas sombras da noite, sentindo o teu coração ardente, mas sereno, como um sol distante, que se quer presente...

Um beijo e uma noite feliz...

11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deixo te um Beijo...e uma quadra da Florbela
"Tens sido vida fora o meu desejo
E agora que te falo, que te vejo,
Não sei se te encontrei...se te perdi..."
PLH

11:50 da tarde  
Blogger contadordehistorias said...

as tuas lágrimas como um passar das tuas mãos pelo meu rosto, enquanto me lembro do dia de ontem...

12:16 da manhã  
Blogger CAP said...

Amou daquela vez como se fosse a última...
Bom fds. **

12:43 da manhã  
Blogger o5elemento said...

{ ... se o escolhestes (texto) com sentido e calma então vejo o que te vai na alma © o5elemento ... }{ beijos* }

12:58 da manhã  
Blogger pipetobacco said...

{ ... sempre que leio esta escolha*clamor sinto o que em tua alma espelha*amor © pipetobacco ... }{ beijos* }

1:04 da manhã  
Blogger o5elemento said...

{ ... nesta escolha pintas de cor*em*esplendor o que (te) de alma reclama em reflexo*de*amor © cisne_feio ... }{ beijos* }

1:09 da manhã  
Blogger pipetobacco said...

{ ... escolha: "brota*(mostrar-se) em bruto*(completo) teu amor vulcão*(forte) ainda aprisionado em teu coração" © exactu ... }{ beijos* }

1:19 da manhã  
Blogger pipetobacco said...

{ ... pinto minha alma com a tuas lágrimas de cristal em dor (ou amor) © .8. ... }{ beijos* }

1:20 da manhã  
Blogger souuma said...

... e no silêncio se lê, respira e ama... cada uma destas palavras.

Gostei das cumplicidades.

1:22 da manhã  
Blogger heloisa said...

"Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá na extrema do horizonte assoma"
.............................................E' NO SEU TODO TAO BELO... que so', no SILENCIO da leitura, ELE nos traz a "LUZ e o AROMA" da "orvalhada", fresca e verdadeira POESIA!E...nos em ALEGRIA E SILENCIO... "aspiramos" o Perfume desta FLOR!!!!!!!!
E... FLORES eu ofereco a minha Amiga*!!!!!!!!!!
Aceite-as... araves destas simples Letras Alinhadas!!!!!!!
Beijinho.
Heloisa.
**************************

2:16 da manhã  
Blogger Emilio de Sousa said...

Quem assim for amado não necessita nem de comer, nem de beber, nem de respirar. Quem entrega um amor assim dá a própria vida. Lindíssimo! Um beijo.

3:06 da tarde  
Blogger stillforty said...

Ama-me assim para sempre. Lindíssimo! O amor é Tudo!
Beijos!

4:16 da tarde  
Blogger ricardo said...

podias colocar um ritmo qualquer de fundo... qualquer não, não poderia ser um qualquer. queria um violino, pode ser?

6:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem palavras Maria. Beijos

Marcia http://www.lendoesonhando.blogger.com.br

6:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi maria,
lindo. um bom fim de semana para vc também.
beijim.
filho

9:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi maria,
lindo. um bom fim de semana para vc também.
beijim.
filho

9:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Maria, deixo uma caixinha em cima da mesa, cheia de beijinhos. rs. Um lindo domingo.

Anne

9:31 da tarde  
Blogger lique said...

Que lindíssimo poema, que cântico de amor! Tenho que te agradecer a beleza que absorvo sempre que aqui venho. Beijinho grande, amiga. tem um bom fim de semana.

9:46 da tarde  
Blogger polittikus said...

Gostei do poema... mas nem sempre o amor é dor e lágrimas.

10:27 da tarde  
Blogger Bruno said...

............

2:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

uma querida amiga "leu-me" esse poema recentemente! confesso que na ocasião preferi outros que considerei mais sensoriais! mas agora, aqui publicado por ti, fico rendido à musicalidade e beleza do poema! beijos...

DonBadalo

10:24 da manhã  
Blogger jose said...

Ola amiga Maria:
Obrigado pela tua nova passagem por Moçambique e pelo blog www.mocambique.blogs.sapo.pt
Estes teus escritos são sempre um repouso para a alma. Parabéns
Madala

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lindooo! Uma representação muito bonita de um sentimento calado, a partir do seu âmago! Gostei muito.

Dora
www.atrasdaporta.blogs.sapo.pt

8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não é a 1ª vez que, depois de ler o teu post, não consigo escrever, é que, amiga, as lágrimas impedem-me a visão.
semana doce, deseja-te o agradecido "amo".

6:14 da tarde  
Blogger Å®t_Øf_£övë said...

Tenho gostado do que tenho lido,por isso se não te importares irei criar um link no meu blog para o teu.
Beijinhos

1:49 da manhã  
Blogger Å®t_Øf_£övë said...

Tenho gostado do que tenho lido,por isso se não te importares irei criar um link no meu blog para o teu.
Beijinhos

1:49 da manhã  
Blogger Å®t_Øf_£övë said...

Tenho gostado do que tenho lido,por isso se não te importares irei criar um link no meu blog para o teu.
Beijinhos

1:49 da manhã  
Blogger mariah said...

belo e triste. Mas belo.


bj.

6:44 da tarde  
Blogger Victor Tales said...

Olá Maria bela lusitana, espero que tenhas gostado do livro.

Abraços!

Victor Tales.

1:31 da manhã  
Blogger Gilda said...

E eu, Maria... também respiro...

12:43 da manhã  
Blogger 日月神教-向左使 said...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,性感影片,正妹,聊天室,
情色論壇

2:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

actualizações de weblogs portugueses